
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Rumo a 2010

sábado, 19 de dezembro de 2009
Ressaca climática
O último dia da CoP 15 parecia que não terminaria nunca. Depois de discursos e mais discursos, reunião entre os presidentes do BASIC, grupo de Brasil, África do Sul, China e Índia e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (que apareceu sem ser convidado), o acordo de Copenhague foi apresentado para a plenária e até o sábado não foi aprovado. Segundo as informações, a proposta foi anotada e será discutida na próxima CoP.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
No olho do furacão
Hoje é o dia definitivo da CoP15, apesar de tudo indicar que a reunião pode seguir madrugada adentro.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Fala Lula


quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Agitação, manifestações e falta de decisão

Nevava muito quando cheguei na manhã desta quarta-feira ao Bella Center. A polícia montou uma barreira há uns 500 metros da entrada e já barrava integrantes de Ongs sem o segundo crachá, que foi distribuido nos últimos dias para limitar o acesso. Apenas imprensa e representantes dos países, as partes, entravam com facilidade. Havia muita adrenalina no ar, pois diversos carros de polícia circulavam há quarteirões do acesso principal.


terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Clima e Consumo
Na reta final
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Bella Center lotado
sábado, 12 de dezembro de 2009
Marcha por um acordo FAB
Fair, ambicius and legaly binding, ou seja, justo, ambicioso e legalmente vinculante. Este é o lema da sociedade civil organizada pelas ongs que marcham neste sábado gelado em Copenhague. A concentração foi em frente ao Parlamento Dinamarquês, na região central da cidade e a chegada é aqui no Bella Center, onde acontece a CoP15, Conferência do Clima da ONU.
Action Day
Hoje é o dia mundia de ações pelo Clima. Diversas ongs do mundo todo vão se manifestar, pedindo que os líderes mundiais adotem medidas eficazes para combater as mudanças climáticas.
Agora pela manhã estou no Bella Center preparando uma reportagem sobre clima e consumo. Logo mais, perto de meio dia vou para o centro de Copenhague onde milhares de pessoas estão se concentrando para uma marcha até o local da CoP15. Um dos movimentos que articula esta mobilização da sociedade civil é oTicTacTicTac.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Sol, finalmente
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
O Raio do dia

Veja o vídeo abaixo sobre o que Tuvalo provocou na CoP15.
Tuvalu é um Estado da Polinésia formado por nove atóis no Oceano Pacífico que pode desaparecer caso o aquecimento global não seja contido. Este pequeno país apresentou na Plenária da CoP15 em Copenhague uma porposta para um Protocolo adicional ao de Kyoto.
A sociedade civil se manifestou a favor da discussão desta proposta que leva em conta um acordo legalmente vinculante e a Climate Action Network (CAN) ofereceu um prêmio inédito chamado Ray of the Day (O Raio do Dia) pela atuação de Tuvalu.
Viva Tuvalu!
Carbono Neutralizado
Transporte Público
Ontem fomos jantar em Copenhague, já que saímos tarde do Bella Center e os restaurantes em Malmö fecham cedo, cerca de 22h. Pegamos o metrô e tivemos a grata surpresa de ver no mesmo vagão o embaixador brasileiro Luiz Alberto Figueiredo.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Fóssil of the Day e Ray of the Day
Uma das tradições nas CoPs é a eleição dos fósseis do dia pela CAN, Climate Action Network. São os países que mais atrapalharam as negociações e impediram o avanço de um acordo prá valer a fim de previnir as mudanças climáticas.
África faz barulho, Gilberto Gil ressoa
Cilma, Clima, Clima
Ontem, na volta para o apartamento em Malmo, passei pela Estação Central de Copenhague para jantar e pegar o trem. Dei uma passada na loja de conveniência e aproveitei para ver as revistas e jornais. É sempre curioso conhecer as publicações de outros países. Muita coisa diferente mas muita coisa em comum também, resultado da tal de globalização.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Gil na CoP15
Encontrei o Gilberto Gil nos corredores da CoP15, aqui em Copenhague. Ele veio sem agenda definida, como cidadão, para pressionar os países desenvolvidos a tomarem uma posição comprometida legalmente com a prevenção das mudanças climáticas e redução das emissões de gases efeito estufa.
Agora sou Parte
Viemos para Copenhague como NGO, ou ONG em português, no caso o Vitae Civilis. Mas como nos registramos também pelo ministério das relações exteriores tivemos nossso crachá alterado para Party (Parte). Ou seja, agora sou oficialmente representante do Brasil aqui na CoP15! Que responsabilidade!
VideoBlog 1

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Agora é prá valer
Começou!
sábado, 5 de dezembro de 2009
Preparativos Finais para a CoP 15
O evento nem começou e a coisa já está pegando fogo em Copenhague.
Hoje participei da reunião preparatória da CAN, Climate Action Network, uma rede com mais de 500 ONGs que debatem as mudanças climáticas e atuam pressionando governos a agirem para previnir o aquecimento global e outras catástrofes que já ocorrem e podem se agravar com o aumento da temperatura.
Confiram os principais pontos apresentados pelo Dr. Stephan Singer, da WWF Internacional, que falou hoje para os participantes do encontro:
- A concentração de CO2 na atmosfera não é normal para os padrões dos últimos 500 mil anos, resultado da ação do homem.
- A meta de manter o aumento da temperatura abaixo de 2 graus se justifica pelos estudos que mostram o alto risco de ocorrência de malaria, seca extrema entre outros problemas.
- A maior causa do aumento da emissão de CO2 é a queima de combustíveis fósseis, seguida pela queima ou degradação de florestas.
- Entre 1990 e 1999 - aumento de concentração de CO2 por combustíveis fósseis e produção de cimento foi de 0,9% enqanto entre 2000 e 2007 o aumento foi de 3,9%
- Em 2007 a concentração de CO2 era de 383 ppm
- O degelo do Oceano Ártico e o aumento do nível do Oceano observado é maior do que o projetado nos últimos anos
Dá para perceber que o problema não é pouco e as pesquisas científicas reduzem cada vez mais as incertezas sobre os problemas.
- A seguir, os objetivos essenciais defendidos pela CAN:
- Manter o aumento da temperatura abaixo de 2ºC
- Os países industrializados devem reduzir em mais de 40% as emissões de CO2 até 2020 (baseado em valores de 1990)
- Emissões por desmatamento e degradação de florestas deve ser zerado até 2020, com fundos de US$ 35 bilhões por ano, financiado pelos países desenvolvidos
- Países desenvolvidos devem financiar US$ 195 bilhões por ano até 2020 - investidos em novas tecnologias, pesquisa e queda dos desmatamentos
- O acordo de Copenhague deve ser legalmente vinculante, ou seja, promover a criação de leis em cada país a respeito dos temas aprovados
Pois é, tem muito trabalho pela frente e a sociedade civil, ou seja, eu e você, devemos agir pressionando o governo, as indústrias, o comércio, as entidades para tomarem providências e mudar o rumo das coisas.
Credenciado
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Tudo sustentável
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Malmo

Pedal em Copenhague
Neste POST do Blog Esquentadinho encontrei algumas informações sobre as magrelas por lá...

Rumo a Copenhague
