sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Tudo sustentável

Escrevo agora do apartamento que estamos hospedados em Malmo, na Suécia, há 1 hora de Copenhague de trem. Foi emprestado por uma sueca que viajou para a Austrália e decidiu colaborar com o Vitae Civilis, ONG brasileira que desde os anos 90 acompanha as negociações internacionais sobre Mudanças Climáticas.

No aeroporto diversos cartazes, propagandas, banners lembram as pessoas sobre a CoP 15. Mesmo assim, alguns jovens que trabalham para orientar os participantes da Conferência nos disseram que muita gente não sabe sequer que vai haver a reunião global nesta semana...


Fomos recebidos na estação central de trem pela Anika, cidadã sueca que tambem esta hospedando algumas pessoas do Vitae Civilis, e Gaines, que participa da ONG e também da CAN.


Amanhã já temos uma reunião preparatória, organizada pela CAN para nos deixar ao par da CoP, dos objetivos que precisam ser alcançados nas negociações - e pelos quais temos que pressionar os governos, e a agenda dos encontros.

Claro que as bicicletas já me chamaram a atenção aqui em Malmo. Mesmo com o frio de doer (quase 0 grau) muitos pedalam sem medo. Com estrutura, sinalização, respeito e tudo mais que sabemos bem.

Não vejo a hora de sacar minha câmera e começar a regitrar o lugar, as pessoas, conhecer melhor o povo dinamarquês e saber se os países vão assumir suas responsabilidades e definir parâmetros de cortes de emissão de carbono, para uma economia mais sustentável de verdade, e não só na imagem.

Silvia Dias, jornalista da equipe Vitae Civilis

Nenhum comentário: