quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Agitação, manifestações e falta de decisão



Nevava muito quando cheguei na manhã desta quarta-feira ao Bella Center. A polícia montou uma barreira há uns 500 metros da entrada e já barrava integrantes de Ongs sem o segundo crachá, que foi distribuido nos últimos dias para limitar o acesso. Apenas imprensa e representantes dos países, as partes, entravam com facilidade. Havia muita adrenalina no ar, pois diversos carros de polícia circulavam há quarteirões do acesso principal.
Depois da revista e raio-x, ao entrar nos corredores já havia uma manifestação pedindo por Climate Justice, justiça climática. Mas boa parte dos integrantes de Ongs ficou do lado de fora, em uma manifestação que pedia transparência nas negociações. Em questão de minutos no início da sessão na plenária, a presidente da CoP15 Connie Hedegaard renunciou e o primeiro ministro dinamarquês assumiu.
Ao dar sequência, tentava empurrar novos textos, desconhecidos, e China, Brasil, Índia e outros países insulares questionavam e pediam a sequência com os textos que foram preparados durante toda a madrugada.


Nos corredores, correria, confusão, muita informação ao mesmo tempo. A análise de Rubens Born, do Vitae Civilis é de que a pizza está no forno da CoP15...

Nenhum comentário: