sábado, 12 de dezembro de 2009

Marcha por um acordo FAB



Fair, ambicius and legaly binding, ou seja, justo, ambicioso e legalmente vinculante. Este é o lema da sociedade civil organizada pelas ongs que marcham neste sábado gelado em Copenhague. A concentração foi em frente ao Parlamento Dinamarquês, na região central da cidade e a chegada é aqui no Bella Center, onde acontece a CoP15, Conferência do Clima da ONU.

Milhares de pessoas se juntaram pacificamente, muitas famílias com crianças, jovens, idosos, todos juntos pedindo justiça climática, um lema que também surgiu a partir deste encontro.

Acompanhei a Adriana Charoux, do IDEC e da Campanha TicTacTicTac até a saída da marcha, onde nos encotramos com a Paula Collet, do 350. Fiz imagens, entrevistei gente do Japão, Argentina, Dinamarca, Estados Unidos entre outras. A consciência de que é preciso mudar os hábitos de consumo, o modelo econômico, reprensar, reciclar, recusar, tudo isso é muito claro para todoso os que se juntaram na marcha.

As principais ongs ambientalistas, Greenpeace, WWF, Vitae Civilis, Oxfam entre outras estão organizadas na campanha internacional TckTckTck e estão representadas por centenas de pessoas nesta caminhada. A noite já caiu aqui, apesar de ainda ser 16h, e todos estão a caminho do Bella Center para fazer uma vigilia. Em breve divulgo um vídeo a respeito.

Fiquei arrepiado de ver e participar deste momento que, como definiu um senhor, morador de Copenhague, dá orgulho de ver.

Nenhum comentário: