sábado, 19 de dezembro de 2009

Ressaca climática



O último dia da CoP 15 parecia que não terminaria nunca. Depois de discursos e mais discursos, reunião entre os presidentes do BASIC, grupo de Brasil, África do Sul, China e Índia e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (que apareceu sem ser convidado), o acordo de Copenhague foi apresentado para a plenária e até o sábado não foi aprovado. Segundo as informações, a proposta foi anotada e será discutida na próxima CoP.

Frustração total, de ambientalistas, jornalistas e negociadores que passaram a madrugada no Bella Center. Eu deixei a cena no meio da madrugada e voltei para Mamlö, onde dormi que nem uma pedra.

Hoje o dia foi curto e as perguntas não saem da cabeça. Qual é o significado deste fracasso em Copenhague? Por que não se chegou a um acordo? Quem ganha com isso?


Enquanto tento encontrar respostas, me preparo para a viagem de volta ao Brasil onde, depois do Natal, embarco para a Amazônia, tema de muitos debates aqui na Dinamarca. Espero poder produzir um material audio visual por lá também. E das 20 fitas que gravei aqui, na CoP, ainda vão sair algumas produções, em parceria com o Vitae Civilis e autorais em 2010. Aguardem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Decepção por parte dos líderes políticos. Parabéns pelo seu trabalho, sua dedicação e bola pra frente. A Luta continua, companheiro! Vamos salvar o que resta do que é nosso! A Amazônia.
bjssss

Bel