quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Fala Lula



O nosso presidente Lula fez seu primeiro pronunciamento oficial em Copenhague. Assisti pela câmera enquanto gravava um monitor de TV que transmite os eventos da CoP15.

Sempre dá um arrepio de ver um brasileiro falando para tantos líderes mundiais, ainda mais em um evento desta magnitude. Mas confesso que não fiquei muito empolgado. Esperava mais, uma firmeza maior, uma ênfase que já vi o Lula ter em tantas outras ocasiões. Parecia tão frio quanto o Ahmadinejad, presidente do Irã que falou antes dele.


Enquanto escrevo, o presidente francês, Nicolas Sarkozy faz um discurso inflamado, chamando a responsabilidade dos países desenvolvidos, afirmando várias vezes "quem ousa dizer que não há tal responsabilidade". Senti firmeza no Sarkozy.

Já Lula, Dilma e cia estão uma decepção aqui em Copenhague. Sou solidário aos colegas ativistas, como a Adriana Charoux que passou pelo Bella Center para pegar notícias com a equipe do Vitae Civilis, já que ela é a responsável pela Campanha TicTacTicTac brasileira por aqui. Eles vão fazer vigílias durante a noite (o frio está de rachar, de doer mesmo, depois da nevasca de ontem). Quero encontrá-los assim que sair daqui para registrar este esforço que, confesso, não sei o quão efetivo é, mas será feito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma pena mesmo!!! Ninguem quer abrir mão do "progresso". Enquanto isso estamos sofrendo com chuvas, enchentes e mortes!

Bj

Te amo

Bel

Mel Cavalieri disse...

Pena, muita pena!!!!!! Vamos divulgar bastante a falta de interesse por parte de nossos representantes para ver se o pessoal resolve escolher melhor... Parabéns de novo, vc é o maior orgulho pra mim!!!! Tb te Amo!!!! bjos

MariMel